-
Arquitetos: Patkau Architects
- Área: 2100 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:James Dow, Ema Peter, Robert Stefanowicz
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Galeria Polygon marca o renascimento da Presentation House Gallery, uma instituição de mídia e fotografia independente, localizada em North Vancouver há mais de quarenta anos. Em busca da construção da identidade local, ao invés de uma resposta ao lote, a edificação faz parte da renovação da orla urbana, onde a infraestrutura está sendo reinventada e a cultura supera um passado industrial.
O volume principal do edifício foi elevado do solo para configurar um acesso a uma nova praça pública e uma ampla vista do horizonte de Vancouver, através da orla de Burrard. Seu icônico perfil com sheds foi revestido com camadas de aço inoxidável espelhado sob o deck de alumínio expandido. A interação entre os dois materiais dá à massa singular uma profundidade efêmera, que varia com a luz do sol e a atmosfera noturna.
O diretor da galeria, Reid Shier, solicitou um espaço da galeria livre de obstáculos, com pisos e paredes que possam ser segmentados, forros nos quais qualquer elemento possa ser pendurado, acesso à energia e mídia em qualquer lugar e iluminação natural ou controlada. A galeria principal foi assim concebida como um instrumento aberto para a criatividade, mais um estúdio do que um museu. O esqueleto estrutural do edifício desempenha o duplo propósito de elevar a galeria e fornecer um espaço livre, iluminado por luz natural zenital vinda da face norte de forma difusa, ou sombreada. Um sistema de terças de aço configura trilhos para iluminação, informações, mídia, obras suspensas e exposições temporárias. O piso de carvalho, facilmente complementado, possui um canal central contínuo para ventilação, elétrica e fiação, que dá acesso imediato a trabalhos autônomos e exposições temporárias em qualquer configuração.
O pavimento superior também abriga uma grande galeria flexível para eventos educacionais, de divulgação e privativos. A parede sul é uma grande pele de vidro articulada com vista para a orla de Burrard e Vancouver. Além da entrada e lobby totalmente envidraçados, o pavimento inferior oferece suporte a pequenos espaços comerciais, para ajudar a diversificar o desenvolvimento da orla. Esses acessos otimizados tornam o edifício um atrativo para a crescente vida social na orla da cidade e para a integração da energia da Galeria com o espaço público. A praça, assim ativada pela Galeria, fornece um novo eixo cultural para North Vancouver, reforçando um senso de identidade local da pequena cidade vizinha, de uma maior e mais proeminente.